Abrace suas férias! A importância de fazer uma pausa no trabalho.


A ciência comprova: deixar de tirar férias pode fazer mal à saúde! Entenda o porquê.

Férias: ter ou não ter, eis a questão! Para aqueles que priorizam pela qualidade de vida, fazer uma pausa é fundamental, enquanto para os profissionais que são considerados workaholics, tirar férias fica no final da lista de prioridades.

Apesar da crença popular de que “as férias atrapalham o ritmo do trabalho”, um estudo do Harvard Business Review concluiu que a chance de promoção daqueles que não tiram férias é de 34%, contra 65% daqueles que aproveitam o tempo livre.

Para reforçar, uma pesquisa da Whitehall II concluiu que trabalhar mais de 11 horas por dia dobra as chances de um indivíduo ter depressão, quando comparado àqueles que possuem jornada de trabalho entre 7 ou 8 horas por dia. Um estudo da Universidade de Uppsala também endossa a importância do descanso, relatando queda na quantidade de remédios comprados por pessoas recém-chegadas de férias.

Trabalhar é preciso, mas fazer uma pausa também é fundamental para ter resultados satisfatórios na carreira. Se você precisa de um incentivo para descansar, continue lendo – temos algumas ideias para que você aproveite suas férias e volte renovado ao trabalho.

 

MEDITE

Nas férias, tire um tempo para meditar! Esqueça a desculpa de que “é muito difícil”. Meditar é como um esporte: para conseguir fazer por 30 minutos seguidos, é preciso praticar e ir aos poucos. Comece com alguns minutinhos e aposte em exercícios de atenção plena – observe a si mesmo e concentre-se no momento presente.
Estudos revelam que a meditação ajuda no desenvolvimento cerebral. Meditar diariamente por 8 semanas estimula áreas do cérebro ligadas ao aprendizado, memória, controle emocional, percepção e processamento de informações, além de regiões responsáveis pela empatia e compaixão. Além disso, meditar ajuda reduzir medo, estresse, ansiedade e depressão.

 

VIAJE

Fazer uma viagem envolve muitos detalhes e, consequentemente, incentiva o planejamento, a organização e a paciência. Além disso, viajar nos torna mais abertos e flexíveis a novas experiências. Isso tudo contribui para o aumento da disposição e da criatividade!
Uma pesquisa da The Travel Effect constatou que profissionais que aproveitam suas férias voltam ao trabalho menos estressados, mais confiantes, criativos e com produtividade acima da média.
Viajar também é história! O contato com diferentes culturas, comidas típicas, museus e eventos culturais pode ampliar seu conhecimento, enriquecer sua visão de mundo e render novas inspirações para seu trabalho!

 

INVISTA EM NOVOS HOBBYS

Sabe aquela receita que você sempre teve vontade de fazer, mas ficou esquecida no fundo da gaveta? Ou aquele instrumento musical, que acabou empoeirado no decorrer do dia-a-dia? Aproveite as férias para resgatá-los: além de ser prazeroso, ter um hobby pode acrescentar muito ao seu desenvolvimento pessoal.
Ao invés de jogar fora toda a sua rotina de horários durante as férias, que tal separar algumas horinhas para desenvolver uma nova habilidade?

 

PRATIQUE ESPORTES

A desculpa é sempre a mesma: com uma rotina tão agitada, ninguém tem tempo para fazer alguma atividade física. Mas, o que muitos não sabem é que praticar esportes pode ser benéfico ao desenvolvimento profissional.
Estudos apontam que os profissionais que praticam esportes são mais eficientes e interativos no trabalho, além de se sentirem mais satisfeitos no final do dia. A autoestima também é trabalhada com o exercício físico, o que desenvolve autoconfiança. Os benefícios se estendem também à parte cerebral: pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos e maiores níveis de concentração e memória.
Aproveite suas férias para dar start no projeto qualidade de vida: pratique corrida, musculação, pilates, boxe ou até mesmo yoga – qualquer tipo de atividade física pode trazer benefícios à saúde!

 

DESCANSE

Além das inúmeras atividades prazerosas e benéficas que podemos fazer durante as férias, lembre-se da mais importante: descansar! Relaxar e aproveitar os momentos de lazer ativam áreas do cérebro relacionadas ao prazer e recompensa.

Desconecte-se! Pare de atualizar o feed, desligue seu celular e aproveite a vida real!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 11 =