HOME OFFICE OU COWORKING – Qual a melhor opção para trabalhar com flexibilidade?


Autônomos, profissionais liberais e até mesmo empresas podem encontrar vantagens nas duas modalidades. Confira! 

 

Neste ano, o Home Office ganhou destaque no Brasil como uma solução em meio à pandemia do novo coronavírus. No entanto, quem é freelancer ou profissional liberal já é familiarizado com essa modalidade de trabalho há algum tempo. 

Aliás, sempre existiu um dilema entre os profissionais que exercem tarefas dinâmicas e não demandam de um endereço fixo para trabalhar: é melhor optar pelo Home Office ou pelo Coworking? 

Todo profissional precisa de um lugar para realizar o seu trabalho, certo? No entanto, é necessário levar em conta o perfil de cada pessoa para escolher a melhor opção, afinal, as duas alternativas possuem as suas vantagens.

E onde é melhor trabalhar: em casa ou no coworking? 

Primeiro, é necessário compreender a definição de cada uma dessas formas de trabalhar. Vamos lá? 

  • O Coworking é um espaço corporativo compartilhado por diversos profissionais e empresas. O serviço permite a redução de custos com espaço, decoração, infraestrutura e até mesmo alguns serviços, como recepção e telefonista. Desta forma, é possível contar com um ambiente profissional a um custo atrativo. 
  • O Home Office é, por definição, um escritório em casa. Alguns profissionais optam por dedicar um cômodo ou espaço de sua residência exclusivamente para o trabalho, enquanto outros preferem trabalhar no sofá ou na mesa de jantar, por exemplo. 

Ambas as opções possuem as suas vantagens – como dissemos acima, o que realmente deve influenciar é a preferência e o dia-a-dia do profissional. A seguir, vamos abordar alguns pontos para te ajudar nessa decisão!

Vantagens do Home Office 

  1. 1. Conforto: sem dúvidas, trabalhar em casa é bastante confortável – é possível vestir o que quiser, estabelecer o seu próprio cronograma e curtir alguns momentos prazerosos durante as pequenas pausas. 
  2. 2. Flexibilidade: trabalhando em casa, é possível conciliar um pouco mais a vida pessoal com a vida profissional – afinal, os horários também são mais flexíveis. 
  3. 3. Qualidade de vida: passar mais tempo em casa permite que o profissional dê mais atenção aos seus hábitos, como manter uma alimentação melhor e encontrar tempo para se exercitar ou meditar, por exemplo. 
  4. 4. Redução de custos: estar em casa possibilita economizar com o transporte e a alimentação – por outro lado, as contas de energia, água e internet podem aumentar. 

Todos esses pontos podem ser positivos caso o profissional tenha um perfil adaptável a esta rotina. Por exemplo, existem muitos profissionais que precisam sair de casa e estar em outro ambiente para conseguirem se concentrar e serem mais produtivos, além de manter o contato social. 

Outro ponto a ser considerado é que, em alguns casos, a rotina familiar não permite que o trabalho seja realizado com o resultado ou prazo esperados, devido às inúmeras distrações, falta de espaço ou de infraestrutura adequada, dentre outras dificuldades. Nestas situações, pode ser mais interessante optar pelo coworking.

 

Vantagens do Coworking

O coworking vem ganhando espaço e é uma grande aposta no mundo pós-pandemia, quando as empresas precisarão se reinventar e aderir à flexibilidade, redução de custos não-essenciais e corroborar com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Confira algumas das principais vantagens desta modalidade de trabalho!

  1. 1. Produtividade: estar em um ambiente corporativo, com horários de funcionamento pré-estabelecidos, pode contribuir para que o foco no trabalho seja otimizado. Afinal, no home office, é muito comum que hajam distrações em excesso e uma certa tendência à procrastinação. 
  2. 2. Networking: trabalhar em um coworking permite a interação diária com outros profissionais, de diversas áreas de atuação! Isso é uma grande oportunidade para fazer networking e abrir algumas portas na carreira, gerando parcerias de sucesso!
  3. 3. Flexibilidade: uma das maiores vantagens do coworking é a flexibilidade do vínculo com a empresa que oferece esse serviço, o que possibilita usar o espaço somente quando necessário, sob demanda, seja para uma estação de trabalho fixa em período integral, rotativa part-time ou para fazer uma reunião com seu cliente.  Neste modelo de negocio é possível customizar os serviços para atender à real necessidade. 
  4. 4. Credibilidade junto aos clientes: contar com um espaço corporativo, atendimento profissional e toda infraestrutura de serviços de suporte administrativos favorece a credibilidade da empresa junto aos potenciais clientes. Além disso, o ambiente pode ser uma grande fonte de prospects! 
  5. 5. Economia: o coworking possibilita ao profissional um ambiente de trabalho completo com uma relação custo x beneficio bastante acessível, em comparação com a manutenção de um espaço próprio. Além disso, o grande portfólio de planos possibilita ao cliente combinar as suas necessidades ao budget disponível. 

Estes são apenas alguns dos principais aspectos do Home Office e do Coworking. Quando colocadas frente a frente, as duas modalidades possuem diferenças que podem agradar a diferentes profissionais – tudo é uma questão de fazer uma boa autoanálise e definir bem o seu perfil de trabalho! 

Gostou da dica? Aproveite para conhecer a infraestrutura e o portfólio de planos da A&F – o seu coworking em Atibaia e região! 

Clique para saber mais e, caso tenha qualquer dúvida, basta entrar em contato!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *