Escritório virtual versus coworking: você sabe a diferença?


Conheça o que são, como funcionam e as principais diferenças e vantagens dos escritórios virtuais e compartilhados

Se você está começando um novo negócio, saiba que não será necessariamente preciso alugar uma sala comercial. Os escritórios compartilhados, chamados de coworking, e os escritórios virtuais são tendência entre os profissionais em busca de ambientes de trabalho mais flexíveis e entre aqueles que precisam viabilizar seus projetos a um custo fixo.

Mas o que são e como funcionam? Neste artigo, falamos sobre as possibilidades oferecidas pelo escritório virtual e pelo coworking, e listamos as principais diferenças e vantagens de cada um deles, confira!

Escritório virtual

O termo virtual office foi popularizado nos EUA e Europa, enfatizando que a infraestrutura encontra-se “fora” da empresa que a utiliza. Ou seja, os escritórios virtuais oferecem a estrutura necessária – como recepcionistas, salas de reuniões, atendimento telefônico, internet – para empreendedores, profissionais liberais e empresários que não possuem espaço próprio ou adequado para os seus contatos comerciais.

O escritório virtual é uma alternativa bastante viável, por exemplo, para os profissionais que precisam trabalhar de onde estiverem, seja em casa ou viajando, mas que necessitam de uma infraestrutura para manter seus clientes sempre em contato, um endereço de prestígio para divulgação da sua empresa, uma equipe dedicada à gestão das suas correspondências e um local bem equipado para atendimento, sempre que precisar agendar uma reunião.

Ou seja, o profissional pode dedicar-se inteiramente às suas funções, sem se preocupar com manutenção de funcionários e espaços físicos, enquanto o escritório virtual realiza a gestão personalizada da sua empresa, independente do tamanho.

Principais vantagens do escritório virtual
– baixo investimento
– prestígio e credibilidade
– espaços mobiliados e com serviços de telefonia e internet disponíveis
– plano de serviços de acordo com o perfil e necessidade de cada profissional e ou empresa

Coworking

O coworking é um escritório compartilhado entre os profissionais, normalmente de diversas áreas. São ambientes de trabalho bastante utilizados por startups, freelancers e por profissionais home office, mas que desejam substituir o trabalho em casa por espaços mais flexíveis e menos individuais.

Diferente dos escritórios virtuais, que procuram garantir mais personalização e privacidade, o coworking normalmente disponibiliza estações de trabalho que são compartilhadas com diferentes profissionais.

Um dos principais benefícios relacionados ao coworking está a possibilidade de desenvovler o networking, já que, diariamente, se divide o espaço de trabalho com pessoas de outras áreas, ampliando sua rede de contato.

Por outro lado, para muitos, essa mesma característica implica em uma possível dificuldade de concentração no ambiente.

Principais vantagens do coworking
– Flexibilidade
– Relações de trabalho interativas
– Compartilhamento de ideias
– Networking

Ainda em dúvida sobre qual é a melhor opção para a sua empresa? Entre em contato conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =