5 dicas para melhorar seu networking


Ter uma boa rede de relacionamentos profissionais é essencial para abrir portas em sua carreira

Atualmente, não basta ter um currículo recheado de experiências e profissionalizações. Para prosperar em qualquer negócio, seja você colaborador ou empreendedor, é necessário possuir um bom networking.

Em um mundo abarrotado de profissionais qualificados e concorrência desleal, ter uma boa lista de contatos pode ajudar não apenas em indicações, mas também na troca de experiências, que podem trazer diferenciais importantes na profissão.

Confira algumas dicas para melhorar suas relações profissionais e sair na frente em sua jornada rumo ao sucesso.

 

DEIXE A TIMIDEZ DE LADO

Para quem é tímido, conversar com pessoas desconhecidas pode ser algo assustador. Não se sinta desencorajado por conta disso – aqui, o que mais vale é a qualidade das relações estabelecidas, e não a quantidade.

Para vencer a inibição, comece por pequenos passos. Você pode chegar alguns minutos mais cedo em uma reunião e conversar com as pessoas ali presentes, ou iniciar uma conversa informal com aquele contato chave: o importante é começar de algum ponto.

 

SE ORGANIZE E ESTABELEÇA METAS

Estabelecer metas é fundamental! Se proponha a conhecer um contato por semana, pensando sempre em qual área você precisa se especializar e quais pessoas podem te ajudar a chegar aos seus objetivos.

 

RETRIBUA A AJUDA

Para melhorar seu networking e mostrar às pessoas o quão dedicado você é, é importante se mostrar prestativo e sempre oferecer sua ajuda. Faça pontes de contato, oriente em sua área de experiência, indique serviços e ferramentas. Quando ajudamos o próximo, geramos um sentimento de gratidão – quando você precisar, a outra pessoa se lembrará disso.

 

FREQUENTE OS LUGARES CERTOS

Para aumentar sua rede de contatos, opte por frequentar meet-ups, paletras, encontros de empreendedores, reuniões, workshops e cursos diversos. O importante é estar presente em ambientes nos quais as pessoas tenham interesses comuns aos seus.

Você pode também optar pelo coworking: trabalhar em espaços compartilhados pode aumentar as oportunidades de networking e até mesmo a carteira de clientes.

Redes sociais também são espaços importantes para criar e manter vínculos, divulgar notícias e acompanhar pessoas da sua área. Procure entrar em grupos com interesses semelhantes aos seus e siga pessoas influentes em redes como LinkedIn para melhorar seu networking.

 

SE COMPROMETA

Tenha disciplina e se esforce para manter uma rede de networking eficiente para seu objetivo. Se faça presente, afinal, já dizia o ditado: quem não é visto não é lembrado. Além disso, evite investir seu tempo em eventos que não sejam relevantes ao seu objetivo, focando sua atenção apenas nas ações que trarão resultados para seu futuro.

Estabelecer um bom networking e mantê-lo ativo faz parte do seu trabalho, por isso, leve-o a sério! Esse é um ponto importante para alcançar seus objetivos profissionais.

 

Quer saber mais sobre como aproveitar o espaço compartilhado para seu benefício profissional? Continue nos acompanhando em nossos canais!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + cinco =