Home Office ou Coworking: como escolher o local ideal para o trabalho?


Saiba quais são as vantagens de cada ambiente e qual é a melhor opção para o seu negócio

Quem escolhe sair do escritório tradicional para começar a empreender precisa escolher onde será o seu local de trabalho. Apesar de terem propostas um pouco diferentes, o Home Office e o Coworking são dois ambientes de trabalhos em evidência para quem procura inovação para o sucesso. Analisamos alguns prós e contras de cada um deles. Confira!

 

HOME OFFICE

 

Quem escolhe trabalhar de casa sabe que o investimento é baixo e que o conforto é garantido! Diferentemente de um escritório tradicional, um ambiente próprio para fazer home office pode ser, muitas vezes, uma atmosfera inspiradora.

A flexibilidade de horário, o conforto e a possibilidade de intervalos são os principais pontos positivos de escolher o Home Office. Porém, muitas vezes, a dificuldade se encontra na disciplina do empreendedor: trabalhar de casa requer responsabilidade!

Uma das vantagens do Home Office é a economia. Além da ausência de uma despesa com o aluguel, você não precisa gastar dinheiro (nem tempo) com transporte público, ou combustível e manutenção do carro.

Também tem a questão da alimentação – almoçar fora todos os dias acaba saindo caro. Estando em casa, a alimentação fica mais em conta, além de mais saudável, sendo um ótimo momento para relaxar e mudar um pouco o foco durante o dia. Mas, atenção: tenha cuidado para que as distrações não interferiram na sua produtividade.

Estar presente ou perder a concentração?
Uma vantagem do home office é estar mais próximo de seus familiares e animais de estimação. Entre uma pausa e outra, você pode aproveitar a companhia, mas é preciso ter bastante responsabilidade neste quesito. Manter a concentração enquanto outras pessoas falam com você ou seu pet pede atenção pode ser algo extremamente difícil!

É bom misturar o ambiente de casa com escritório?
Mesmo trabalhando em um escritório convencional, é difícil se desligar do trabalho completamente ao chegar em casa – imagine se sua própria casa é seu ambiente de trabalho!
A rotina funciona como uma espécie de alarme. Às vezes pode ser difícil separar horários de lazer e momentos com a família dos horários de trabalho: aquela pausa para descansar pode virar horas, e o horário de folga pode ficar estressante ao ser utilizado para resolver problemas do trabalho.

Falta de comunicação e troca de conhecimento na hora do cafezinho
Sair de casa para trabalhar pode ser estressante às vezes, mas é neste local em que conhecemos pessoas, fazemos conexões e troca de informações. Aquele bate papo distraído entre um job e outro é o caminho para novas oportunidades, além de ser necessário para nossa saúde mental. O Home Office tende a deixar as pessoas muito mais introspectivas, e acaba fazendo com que alguns contatos importantes sejam perdidos.

 

COWORKING

Em ascensão efetivamente desde 2005, o conceito do coworking foi criado para designar um espaço em que três a nove pessoas pudessem partilhar para trabalhar. Com a popularização de trabalhos online e profissionais buscando inovação, o coworking tem ganhado visibilidade e se tornado o favorito dos trabalhadores autônomos.

Para compartilhar ideias, divulgar trabalhos e encontrar um espaço onde seja possível trabalhar sem as preocupações de um escritório próprio e sem as distrações de um home office, o coworking é um método vantajoso quando falamos de custo-benefício.

Infraestrutura esperando por você
Os escritórios compartilhados em geral oferecem um local ideal para trabalho, salas para reuniões, espaços de convivência e café. O custo de um coworking é superior ao home office, mas esse valor deve ser encarado como um investimento. Além do espaço para trabalhar, o coworking oferece endereço físico para empresas, o que é uma grande vantagem para quem está começando.

Praticidade: pegue suas coisas e comece a trabalhar hoje!
Nunca mais se preocupe com problemas como manutenção, limpeza e contas. No coworking, o gasto é fixo e não tem compromisso: entre e saia a hora que quiser.

Networking: Trabalhar em um coworking faz com que você tenha contato com diversas áreas que podem abrir novos caminhos para seu negócio. Pense estrategicamente: você está inserido em um ambiente com possíveis clientes, parceiros, fornecedores ou até amigos. Neste caso, é possível tirar dúvidas com outros colegas, ouvir outras opiniões ou até mesmo ter um insight bacana sobre sua empresa.

Mais que um ambiente, um movimento
O coworking é conhecido por ser um ambiente de trabalho descolado, com toda a infraestrutura de um escritório tradicional. É possível trabalhar em um lugar descontraído, mas também contar com salas de reunião para dar uma cara mais formal para sua empresa.

O escritório compartilhado como conhecemos hoje é uma forma de expressão da nova geração de empreendedores, que valoriza conceitos como economia, sustentabilidade, networking e cocriação. Para aqueles que valorizam a troca de experiências e ambientes mais dedicados ao trabalho, o coworking é a opção ideal: cabe no bolso e proporciona ainda mais profissionalismo aos seus negócios.

Quer saber mais sobre as vantagens do Coworking? Conheça a A&F e tire suas dúvidas para começar a empreender com o pé direto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − sete =