Organização é a chave para um ambiente de trabalho mais produtivo


Confira dicas para aumentar a concentração e descubra se o seu local de trabalho está ideal para você

A estação de trabalho é algo muito particular, afinal, quem nunca conheceu aquela pessoa que não sabe começar o dia sem organizar a mesa, ou até aquela que só consegue encontrar documentos em sua própria “bagunça”? O fato é que um ambiente de trabalho adequado é essencial para aumentar o rendimento e a concentração e, apesar de não parecer, aquela pilha de documentos a ser organizada, ou aquela cadeira inadequada, podem se tornar grandes inimigos da eficiência e produtividade. Primeira dica: observe!

Para quem trabalha em casa, as distrações da rotina doméstica podem ser uma armadilha ainda pior. Por isso é importante identificar os comportamentos desfavoráveis e organizar o ambiente de modo a prevenir imprevistos, perda de documentos e aumentar o foco na realização de tarefas. Mas, especialistas em organização alertam que é importante diferenciar ambiente organizado de ambiente arrumado, já que, na segunda opção, os objetos são guardados sem critério, o que não ajuda em nada na hora de encontrar a papelada. Segunda dica: classifique seus documentos e pastas.

Como os lanchinhos na mesa de trabalho são inevitáveis na maioria dos casos, a higienização do local também deve ser verificada constantemente, já que, além de odores, farelos e copos sujos podem manchar documentos importantes, atrair insetos e causar uma péssima impressão para clientes e colegas de trabalho. E já que está rolando uma faxina, é uma boa hora para observar se os móveis estão adaptados para sua ergonomia, afinal, passar o dia sentindo dor nas costas, no pescoço e até nas pernas, pode significar um desconforto que vai te acompanhar além do expediente. Terceira dica: Limpe sua mesa – pelo menos – uma vez por semana e cheque a altura da cadeira e do monitor.

Apesar de parecer simples, organizar um escritório sozinho pode ser uma tarefa estressante e ineficaz para quem não tem tempo disponível ou mesmo habilidade com sistematização. Por isso, a quarta dica é: procure ajuda. Claro que a metodologia é individual, mas conversar com aquele colega mais ordeiro, certamente pode trazer insights valiosos. Já para quem trabalha em casa ou sem local fixo, há os espaços de coworking ou escritório virtual, ambientes já planejados para facilitar sua rotina e otimizar seu tempo.

No caso do escritório virtual, serviços como atendimento telefônico, gestão de correspondência, internet, segurança e limpeza, podem ser contratados por planos de acordo com a sua realidade e garantir credibilidade e economia de tempo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =