5 dicas para profissionais em início de carreira autônoma


 

Deixar de lado a carteira assinada pode assustar, mas com os pés no chão é possível explorar os benefícios da tão idealizada carreira autônoma

Ser dono do próprio negócio enche os olhos de muitos profissionais que buscam libertar-se da rotina convencional do mercado de trabalho e até mesmo exercer suas atividades com mais propósito e independência. Claro que a decisão implica em muitas renúncias e adversidades, mas com planejamento e dedicação, é possível tirar o sonho do papel. Confira dicas para essa grande virada na carreira!

1) Analise suas antigas experiências
Sabe os problemas que você enfrentava naquela empresa? Tente avaliar de forma mais ampla tudo o que estava por trás deles. Além da oportunidade de não repetir erros, você desenvolve a habilidade de lidar com adversidades, frequentes no universo autônomo. Lembre-se que agora você é responsável por todas as áreas da empresa e não somente por suas atividades, por isso, dedique algumas horas do seu planejamento à análise de áreas como administração, finanças e comunicação. Converse com outros empreendedores e até mesmo com colegas de áreas diferentes da sua, assim você aumenta seu campo de visão e se prepara melhor para os imprevistos.

2) Tenha um plano bem definido
Além do plano de negócio, você precisa definir objetivos concretos para se manter motivado e alinhado às suas expectativas de carreira. Procure organizar suas responsabilidades para não se perder em meio à rotina e continue investindo em conhecimento. Leia livros, assista palestras, faça cursos. Abrir uma empresa é apenas o começo, por isso não se acomode e procure se manter atualizado.

3) Cuide do financeiro
É nesse ponto que muitos autônomos se perdem e acabam frustrados, afinal, se cuidar das finanças já não é fácil, quem dirá administrar um fluxo de caixa. Antes de pedir demissão e abrir seu negócio, tenha uma reserva financeira segura e compatível com seu plano e evite misturar as despesas pessoais com as da empresa. O autônomo tem condições de ganhar mais do que um funcionário, mas para isso, precisa ser cauteloso com os gastos e estar preparado para as crises. O ideal é ter de reserva de três a seis vezes o valor de suas despesas mensais para eventualidades e continuar contribuindo para a previdência social, para ter direitos como aposentadoria e salário maternidade.

4) Profissionalize seu ambiente de trabalho
A flexibilidade física pode ser uma grande aliada do autônomo, que, em alguns casos, pode realizar suas atividades de qualquer lugar pelo formato home officecoworkingescritório virtual ou sala fixa. Para escolher entre eles basta analisar suas possibilidades, necessidades e o valor que cada espaço irá oferecer para a credibilidade do seu negócio. Visite, compare, analise e teste se for preciso, afinal, o ambiente de trabalho pode ser um dos diferenciais do seu negócio.

5) Não tenha medo de começar
Não existe momento certo para iniciar um negócio, afinal, é sempre um risco. Certifique-se da sua decisão e lembre-se das novidades e surpresas – boas e ruins – que surgirão. Caso ainda tenha dúvida sobre a demanda do mercado, converse com possíveis consumidores dessa ideia, serviço ou produto e entenda outros pontos de vista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =