Saiba como funciona o dia a dia de um espaço de coworking


Em Atibaia, A&F Virtual Office oferece seis planos em seu portfólio

Uma das grandes vantagens de trabalhar por conta própria é poder escolher onde se instalar. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, alugar um escritório não é uma tarefa tão simples assim pois contempla custos que nem sempre são possíveis para quem está iniciando uma carreira empreendedora ou passando por uma fase de contenção. O coworking surge como uma alternativa de ótimo custo-benefício, já que alia praticidade e flexibilidade a um preço mais justo, sem a necessidade de investimentos iniciais e sem as interferências quem ocorrem no formato home office. Entenda na prática como funciona esse formato, especialmente se você estiver buscando espaço de coworking em Atibaia.

O ambiente

Ao chegar em um escritório de coworking você visualizará diversas mesas dispostas em sequência. Elas podem ser pequenas ou grandes, mas, de modo geral, estarão lado a lado ou frente a frente, podendo, ou não, ter divisões entre uma baia e outra. A ideia é que diversas pessoas atuem em uma mesma estação de trabalho, sem que, necessariamente, existam relações entre suas atividades. Dessa forma,  publicitários, advogados, consultores poderão se sentar lado a lado e cada um trabalhará na sua área, mas ambos compartilharão da mesma estrutura.

O outro

Não é porque o espaço é compartilhado que não devam existir limites, afinal, o ambiente de coworking precisa ser profissional e oferecer a todos os usuários uma experiência produtiva e particular. Por isso é extremamente importante se atentar às chamadas Regras de Convivência ou Regulamento Interno do local escolhido, assim como tomar cuidado para que a ocupação da mesa e os ruídos da rotina – como ligações telefônicas em excesso ou de longa duração – não excedam o bom senso e atrapalhem as atividades dos demais coworkers. Apesar do networking ser comum nesse formato, nem todo mundo estará disposto a trocar experiências logo de cara, portanto é fundamental reconhecer a hora certa e local adequado de fazê-lo. O break do cafezinho costuma ser o momento ideal para esta interação.

Mas, e as reuniões?

Um dos maiores receios de quem opta pelo coworking é a questão das reuniões. Como conversar com um cliente ou apresentar uma proposta importante na frente de outras pessoas totalmente alheias à situação? Na realidade isso não acontece, já que, dificilmente, um escritório de coworking permitirá esse tipo de interação nos espaços compartilhados. Por isso, o escritório normalmente dispõe de salas de reunião para uso privativo mediante agendamento, para contratação pay-per-use ou por meio de cotas de horas já inclusas em seu plano. Dessa forma, o profissional só paga quando usar e conta com toda a infraestrutura local sem ter que custear toda a administração dos serviços de facilities envolvidos.

Particularidades

Cada escritório de coworking funciona de uma maneira, por isso é importante pesquisar as opções disponíveis na sua região. Detalhes como uso fixo ou rotativo, parti-time ou full time de uma estação de trabalho, da copa ou área de café e locação de espaços privativos podem variar, e influenciar diretamente a rotina do profissional. Na A&F, pequenas empresas, startups e profissionais liberais encontram um coworking totalmente estruturado, com internet de alto desempenho, acesso ao Cyber Café e possibilidade de locação de outros recursos de escritório virtual com valores acessíveis e customizados para a sua necessidade – como endereço comercial e fiscal, e atendimento telefônico personalizado com redirecionamento de chamadas. Conheça aqui nossos planos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =